quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Integração







O instrumental Integração, nos fez exercitar o pensamento sistêmico em relação a juventude, as expectativas do mercado de trabalho,como demais problemas da sociedade que se olharmos de forma analítica, ampla,poderemos ter mais opções de soluções. Vimos também o quanto que o capital humano (competências e habilidades) é hoje valorizado nas empresas e por isso devemos investir nos estudos, nos mantermos informados, para que possamos apresentar um diferencial no mundo do trabalho. Este instrumental permitiu nos ver como individuo do mundo e que sabendo integrar-se e trabalhar em equipe de forma responsável e cooperativa nos trará benefícios, troca de conhecimento, experiência, tolerância, diálogo, debate e escuta. 
O que vimos:

Trabalho em grupo

Diálogo e Debate e processo de escutatória

Juventude e Mercado de trabalho

Pensamento Sistêmico

Capital Humano e Social

Redes Sociais e desenvolvimento social

Sustentabilidade, cidadania e ética

A tecnologia e o mundo do trabalho

Plano de Ação na Comunidade
    
Plano de Ação na Comunidade
Projeto Alimentação Sustentável


Nós alunos do Programa de Educação para o Trabalho, preocupados com o meio ambiente e saúde do homem,  elaboramos o projeto Alimentação Sustentável , tendo em vista que a alimentação é uma das maiores preocupações do nosso dia-a-dia e também porque ainda vivemos em um mudo onde uma grande parcela da população ainda passa fome. Pensando no conceito de cidadania e sustentabilidade, criamos através do lúdico maneiras de conscientizar  e refletir com as crianças a terem uma relação mais saudável com o meio ambiente e com a sua própria saúde, oferecendo a eles a oportunidade de aprender desde cedo  que se pode aproveitar muito mais alimentos do que estamos acostumados a fazer. Cascas, folhas e talos são alguns dos ingredientes que muitas vezes menosprezamos e jogamos direto no lixo, mas que são, além de saborosos, uma boa fonte de nutrientes.

Local: Creche Coração de Maria
Horário: 14:00 às 17:00
Data: 22/10/10

Atividades Desenvolvidas:

Roda de conversa: Interação com as crianças, explicando as propriedades e a importância dos alimentos para uma vida saudável; trabalhar as texturas, cheiros, cor dos alimentos.


Criação de Lanches naturais: patê de beterraba e cenoura com frango. Suco de couve,limão e hortelã.





Jogo de Tabuleiro: Onde as Crianças irão aprender através do lúdico a importância de uma alimentação saudável.





Brincadeiras de roda, bola: conscientizar a importância de brincar e praticar esporte como meio de garantir uma vida saudável.




Criação de uma cartilha com dicas de alimentação saudável e reaproveitamento dos alimentos.

 "A execução das brincadeiras, do lanche e da interação com as  crianças foram ótimas, acho que conseguimos passar para as crianças a mensagem que queríamos."(Rodolpho)

"Gostei de fazer esse projeto, interagindo com as crianças agente se sente criança também, é um momento de aprendizagem que ninguém tira de você."(George)

"Eu gostei muito da oportunidade de ensinar as crianças como obter uma alimentação sustentável."(Acácio)

"Eu achei bem legal ver as crianças felizes, sorrindo, você se sente importante de fazer uma coisa simples e deixar pessoas alegres."(Wesley)

"Eu gostei muito do plano de ação, me fez relembrar meu tempo de criança. Todos colaboraram com plano para que ele saisse conforme o previsto."(Anderson)

"Me esforcei ao máximo para cumprir minha tarefa, sinto que consegui vencer um pouco minha timidez. Foi muito boa a interação com as crianças e também a experiência de levar algo novo e saudável para elas."(Deise)

"Essa foi uma experiência única. Quando cheguei a creche logo de cara me identifiquei com o ambiente. Foi um dos trabalhos mais legais e gostaria muito de poder repetir."(Lucas)

"Foi muito proveitoso, dava para sentir a felicidade nos olhos das crianças, foi um ótimo contato e conseguimos prender a atenção delas."(Bruno)

"Adorei fazer o projeto, me comprometi bastante, mas confesso que lá na creche, inicialmente fiquei um pouco perdida, mas logo me adaptei ao ambiente. Desde o inicio fui buscar o que o projeto precisava, doações de alimentos e fiquei muito feliz porque as coisas deram certo, apesar das dificuldades. Foi uma experiência incrível, a qual levarei para o resto da vida."(Tati)

"Foi muito bom, não deu nada errado, as crianças gostaram e apesar de ter sido cansativo a alegria das crianças no final foi recompesador."(Duarte)