A comunicação é uma forma das pessoas se relacionarem entre si , dividir idéias , expressar sentimentos , trocar informações , podendo ser verbal ou não-verbal .
A comunicação verbal se dá através da fala ou da escrita , já a não-verbal provém de gestos , posturas , mímicas , pinturas , etc .
Fazem parte do processo de comunicação : o emissor que é quem transmite a mensagem ; a mensagem que é a informação contida na mesma, o receptor que é aquele que recebe a mensagem ; o canal que é o meio pelo qual o emissor envia a mensagem.
A linguagem corporal pode revelar muitas coisas , e observando o receptor e, sua reação à mensagem recebida, podemos verificar o nosso próprio desempenho, modificando-o ou não. Por isso é importante sabermos o que vários gestos significam e tentarmos corrigir nossas posturas diante de tais diálogos .
Para se ter uma boa comunicação , não basta necessariamente saber pronunciar as palavras corretamente ou ser objetivo , mas também saber ouvir , não só a mensagem , mais ir além dela .
Em uma empresa , a comunicação com seu público-alvo tem que ser precisa e objetiva , mas nunca esquecendo que ela está sempre se comunicando . As cores , as instalações e os funcionários de uma determinada empresa , mostra o que realmente ela é , e como é percebida ,é o que podemos chamar de imagem corporativa . Em relação ao consumidor , a empresa sempre tem de agradá-lo , pois um cliente satisfeito pode espalhar para oito mil pessoas a eficiência da sua empresa , mas um cliente insatisfeito pode espalhar para mais de onze mil pessoas o péssimo atendimento.
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comuns, que são: Televisão, Rádio, Revistas, Internet.
A comunicação dirigida (comunicação externa ) destina-se a públicos específicos , através de : mala direta , correspondência , publicações em revistas do segmento , relatórios em jornais , patrocínios em eventos , programas de visitas , internet , etc .
A comunicação interna é a comunicação que a empresa mantém com seus funcionários , pode ser através de : mensagem do holerite , quadro de avisos , caixa de sugestões , internet e intranet .
A comunicação verbal se dá através da fala ou da escrita , já a não-verbal provém de gestos , posturas , mímicas , pinturas , etc .
Fazem parte do processo de comunicação : o emissor que é quem transmite a mensagem ; a mensagem que é a informação contida na mesma, o receptor que é aquele que recebe a mensagem ; o canal que é o meio pelo qual o emissor envia a mensagem.
A linguagem corporal pode revelar muitas coisas , e observando o receptor e, sua reação à mensagem recebida, podemos verificar o nosso próprio desempenho, modificando-o ou não. Por isso é importante sabermos o que vários gestos significam e tentarmos corrigir nossas posturas diante de tais diálogos .
Para se ter uma boa comunicação , não basta necessariamente saber pronunciar as palavras corretamente ou ser objetivo , mas também saber ouvir , não só a mensagem , mais ir além dela .
Em uma empresa , a comunicação com seu público-alvo tem que ser precisa e objetiva , mas nunca esquecendo que ela está sempre se comunicando . As cores , as instalações e os funcionários de uma determinada empresa , mostra o que realmente ela é , e como é percebida ,é o que podemos chamar de imagem corporativa . Em relação ao consumidor , a empresa sempre tem de agradá-lo , pois um cliente satisfeito pode espalhar para oito mil pessoas a eficiência da sua empresa , mas um cliente insatisfeito pode espalhar para mais de onze mil pessoas o péssimo atendimento.
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comuns, que são: Televisão, Rádio, Revistas, Internet.
A comunicação dirigida (comunicação externa ) destina-se a públicos específicos , através de : mala direta , correspondência , publicações em revistas do segmento , relatórios em jornais , patrocínios em eventos , programas de visitas , internet , etc .
A comunicação interna é a comunicação que a empresa mantém com seus funcionários , pode ser através de : mensagem do holerite , quadro de avisos , caixa de sugestões , internet e intranet .
No instrumental comunicação aprendemos além da teoria , aprendemos também na prática . Foi proposto para nós alunos , fazermos a parte da cena de um filme , a qual o grupo escolheu , para tentarmos reproduzir a mesma cena para outros alunos , tanto na forma de teatro , como na forma de rádio novela . Também aprendemos os significados de vários gestos , e qual a postura correta para uma entrevista de emprego . Isso ajudou a compreendermos que a comunicação é a nossa ferramenta de trabalho mais importante , pois é através dela que mostramos a nossa capacidade para o mercado de trabalho ou até mesmo na vida pessoal .
(Fonte Portfólio Tatiana Silva dos Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário