"Temos que nos tornar a mudança que queremos ver no mundo". (Gandhi)
"Somos para o mundo o que nossas células são para o nosso corpo"(Aluna Tati)
No instrumental de Desenvolvimento Humano, podemos refletir sobre as situações sociais, econômicas, culturais e ambientais.Aprendemos sobre o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Protocolo de Kyoto , metas do milênio e desenvolvimento sustentável. Debatemos e refletimos sobre nossas atitudes e as das empresas quanto ao cuidado e responsabilidade com o meio ambiente. Este instrumental também nos permitiu nos ver como jovens cidadãos,responsáveis pelo mundo em que vivemos, nosso planeta. Trabalhos também a relação do jovem com o mundo das drogas. Aprendemos que cuidar da saúde, manter uma boa alimentação, hábitos saudáveis e pensamentos positivos trará benefícios para o nosso bem-estar físico e mental, o que nos torna trabalhadores mais produtivos e felizes.
Em grupo apresentamos trabalhos sobre o IDH, METAS DO MILÊNIO, PROTOCOLO DE KYOTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MANIFESTO 2000.
IDH - Índice de desenvolvimento humano
Medida comparativa que engloba três dimensões : a riqueza , expectativa de vida ao nascer e educação . É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população .
Medida comparativa que engloba três dimensões : a riqueza , expectativa de vida ao nascer e educação . É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população .
Metas do Milênio - 8 metas para tentarmos mudar o mundo
1 - Erradicar a fome e a miséria ;
2- Educação de qualidade para todos ;
3-Igualdade entre os sexos e valorização da mulher ;
4-Reduzir a mortalidade infantil ;
5-Melhorar a saúde das gestantes ;
6-Combater a AIDS , a malária e outras doenças ;
7-Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente ;
8-Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento .
1 - Erradicar a fome e a miséria ;
2- Educação de qualidade para todos ;
3-Igualdade entre os sexos e valorização da mulher ;
4-Reduzir a mortalidade infantil ;
5-Melhorar a saúde das gestantes ;
6-Combater a AIDS , a malária e outras doenças ;
7-Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente ;
8-Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento .
Protocolo de Kyoto
Consiste no comprometimento dos países industrializados diminuírem á emissão do dióxido de Carbono em 5 % até 2012 .
O que é desenvolvimento sustentável ?
É aquele que atende ás necessidades do presente sem comprometer á possibilidade de ás gerações futuras atenderem suas próprias necessidades .
Manifesto 2000 - Por uma cultura de paz e não-violência
- Respeitar a vida ;
- Rejeitar a violência ;
- Ser generoso ;
- Ouvir para Compreender ;
- Preservar o planeta ;
- Redescobrir a solidariedade .
- Respeitar a vida ;
- Rejeitar a violência ;
- Ser generoso ;
- Ouvir para Compreender ;
- Preservar o planeta ;
- Redescobrir a solidariedade .
Saúde do Adolescente
Criamos o Adolescente Planetário: Sharon e Maria Beatriz
A Sharon tem 17 anos, e sua história de vida é resumida como uma menina de infância triste, que foi criada longe da família e na adolescência reencontra sua família de classe média alta. Sharon passa por um momento de transição e adaptação na sua nova vida, principalmente no que diz respeito a sua saúde mental. Para ter saúde Sharon irá precisar de acompanhamento psicológico, para se adequar emocionalmente a sua vida. E para ter saúde em relação ao corpo físico, ela precisa manter uma alimentação equilibrada, praticar esportes e higiene.
A Maria Beatriz tem 16 anos, ela passou toda a sua infância no campo e foi muito feliz, com liberdade para brincar e manter uma alimentação saudável. Veio morar na capital na adolescência e está passando por uma adaptação, mudanças de amizades e sua liberdade ficou restrita. Para ela manter sua saúde, ela precisa se adptar a cidade, se abrir para novas amizades, manter a sua alimentação do campo e buscar conhecimento sobre drogas e sexualidade.
Criamos o Adolescente Planetário: Sharon e Maria Beatriz
A Sharon tem 17 anos, e sua história de vida é resumida como uma menina de infância triste, que foi criada longe da família e na adolescência reencontra sua família de classe média alta. Sharon passa por um momento de transição e adaptação na sua nova vida, principalmente no que diz respeito a sua saúde mental. Para ter saúde Sharon irá precisar de acompanhamento psicológico, para se adequar emocionalmente a sua vida. E para ter saúde em relação ao corpo físico, ela precisa manter uma alimentação equilibrada, praticar esportes e higiene.
A Maria Beatriz tem 16 anos, ela passou toda a sua infância no campo e foi muito feliz, com liberdade para brincar e manter uma alimentação saudável. Veio morar na capital na adolescência e está passando por uma adaptação, mudanças de amizades e sua liberdade ficou restrita. Para ela manter sua saúde, ela precisa se adptar a cidade, se abrir para novas amizades, manter a sua alimentação do campo e buscar conhecimento sobre drogas e sexualidade.
Em grupo apresentamos também trabalhos sobre...
Drogas...
Temos que ser autênticos em nossas decisões, em nossas escolhas. Conhecer as consequências dos efeitos das drogas em nosso corpo e mente, só mostra a certeza que temos que ficar longe delas e sempre termos coragem de dizer NÃO !
Sexualidade...
Foi apresentado trabalho sobre os métodos contraceptivos femininos e masculinos, vimos também sobre as doenças sexualmente transmissiveis.
Para nós fica a lição do respeito ao nosso corpo e amor a vida. Que a sexualidade não envolve somente sexo, mas também afetividade e respeito. Somos corpo, mente e coração. Cuidar do nosso corpo nos ajuda a manter o equilibrio emocional e assim agir de forma racional em demais áreas da nossa vida.
Alimentação Adequada e Saudável
Vimos e refletimos sobre a importância de nos alimentarmos adequadamente, pois nós a
dolescentes precisamos de muita energia para cumprir nossas tarefas escolares, esportivas e sociais, e a escolha dos alimentos faz diferença para o nosso crescimento e desenvolvimento. Nesse tema abordarmos também os problemas que nós enfrentamos em relação a imposição da mídia de um corpo bonito,e o que leva muitas vezes adolescentes como nós agir de forma errada e levando a adquirirem distúrbios alimentares, baixa-alto-estima, e outras doenças.
Após essa reflexão em sala de aula, concluimos que devemos gostar de nós como somos, respeitando nossos limites e valorizando nosso potencial e que o importante é sermos saudáveis e escolher os alimentos corretos faz a diferença .
Nenhum comentário:
Postar um comentário